sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Treinamento sobre Beneficiamento de Leite

Prof. Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro*

Como parte do Projeto Etiel, estamos apresentando algumas considerações relacionadas com treinamento para produção de derivados de leite, segundo critérios que nossa experiência recomenda.

Um programa com este objetivo abre espaço para a melhoria das condições de vida nas propriedades rurais, podendo atingir, não somente aos estudantes, como pessoas que pararam de estudar e retomam sua formação de forma racional e prática.

As unidades de ensino podem dar um extraordinário apoio às atividades rurais, fazendo com que em seus laboratórios se possa dispor de análises de qualidade da água, qualidade do leite, composição do solo, contaminação das frutas com agrotóxicos, e tantos recursos tecnológicos que hoje não são bem utilizados.  Os estudantes, ao fazerem essas analises como parte do processo educativo, vão tomando consciência dos problemas existentes e se motivam para servirem de agentes de mudança perante seus familiares.

Vale considerar que o processo de profissionalização tem, no mínimo, duas dimensões que exigem práticas, instalações, e equipamentos diferentes:.
  1. Preparação para o trabalho autônomo ao nível de propriedade rural, como empresário, o que exige a familiarização durante o processo educativo com equipamentos e práticas viáveis de serem utilizadas nestas propriedades, além de uma orientação gerencial que viabilize esse empreendedorismo.
  2. Preparação para emprego em unidades industriais, tais como laticínios, cooperativas, fábricas de doces e tantas outras mais, o que deve ser feito, não pela implantação nas unidades de ensino de equipamentos de grande porte e sofisticada tecnologia, que se tornariam ociosos  e facilmente obsoletos, mas sim pelo uso das facilidades que a nova legislação abriu para o estágio, como é destacado no nosso site www.empregabilidade.net.
Vale destacar, também, que um programa educativo deve ser formatado de acordo com as condições existentes na comunidade por ele servida, e com ela integrado.  Assim sendo, o ensino voltado para propriedades rurais deve estar com elas vinculado, estimulando, por exemplo, que produtores sejam fornecedores do leite a ser utilizado na produção didática de derivados, podendo ser estabelecida uma reciprocidade, tipo parceria rural, de tal forma que uma parte da produção será entregue ao produtor do leite para que ele comercialize, e a outra parte será distribuída entre os próprios estudantes como demonstração do que eles produziram.  No caso da preparação para o emprego, num frigorífico, por exemplo, é fundamental que o pessoal técnico do frigorífico participe do processo educativo como, aliás, é previsto na nova legislação sobre estágio.

Apresentamos na seqüência, como sugestão, um modelo de laboratório.     

Laboratório de Produção de Queijos Artesanais
.
Objetivo Genérico – Preparar o aluno para a produção artesanal de queijos, na propriedade rural.

Objetivos Específicos:
  1. Transformar o aluno num agente de mudança para melhorar a produção de queijos nas propriedades rurais;
  2. Estimular a produção de queijos de boa qualidade como forma de agregar valor ao leite produzido, destacando a qualidade do leite como essencial para que isso seja atingido;
  3. Valorizar os aspectos mercadológicos como fundamentais para atingir uma comercialização satisfatória;
  4. Conscientizar o aluno sobre a importância das diversas etapas da produção, através da fundamentação científica de cada procedimento;
  5. Valorizar o uso racional dos equipamentos e sua conservação, destacando a essencialidade dos aspectos higiênicos.
Estratégia Operacional para se Atingir os Objetivos:.
  1. Utilizar no treinamento condições similares às que podem existir numa propriedade rural, demonstrando assim, na prática, que é possível se fazer um queijo de boa qualidade e excelente aspecto, de forma artesanal.
  2. Estimular os alunos, de preferência em grupos de trabalho identificados com nomes de fantasia, a conseguirem sob forma de parceria com produtores locais, o leite que será utilizado para que preparem, eles mesmos, os queijos.
Cada grupo elaborará o rótulo dos queijos com a identificação do grupo, e do produtor.

Entre em contato conosco e teremos muita satisfação em colaborar.

* Sanitarista, Professor de Administração, Escritor, e Empresário.
www.etiel.com.br www.vidacomqualidade.net www.empregabilidade.net etiel@etiel.com.br – crmendes@via-rs.net – 54 3295-3011 e 54 9113-7869 Sítio Ecológico Etiel – Linha Schneider, 1800 Caixa Postal 190 – 95670-000 Gramado RS Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita ao Blog da Etiel.
Sua mensagem é muito importante para nós.