terça-feira, 2 de outubro de 2012

Queijos Artesanais Brasileiros

Os Mineiros, com sua maneira discreta de ser, estão colhendo os primeiros resultados da luta pela valorização dos legítimos queijos artesanais do Brasil e, esperamos que outras regiões produtoras sigam o excelente exemplo que eles estão dando.

É inaceitável que os queijos desenvolvidos por nossos antepassados só possam ser comercializados de forma escondida, como se fossem delinquentes aqueles que preservam nossas tradições.

Primeiro foi a luta para se conseguir a aceitação dos queijos feitos de leite não pasteurizado, como se pasteurização corrigisse os problemas de um  leite de má qualidade.  Agora, é a exigência absurda de se dar um tempo de espera para comercializar, algo que não é exigido para os produtos industrializados.

Os produtores de leite são consumidores do leite que produzem e, certamente, querem proporcionar às suas famílias um alimento sadio e obtido com  higiene.
Problemas que possam existir não são decorrentes da falta de interesse em produzir queijos de qualidade, mas sim da deficiência de recursos financeiros para se ter instalações melhores, decorrente  do valor insatisfatório pago pelo leite entregue para processamento industrial.

Basta de termos burocratas incompetentes, que  jamais fizeram um queijo ou viram ordenhar uma vaca, definindo em Brasília, regras absurdas, prejudiciais e desnecessárias. que somente servem para colocar na clandestinidade os legítimos produtores.

Bem orientados e dispondo de recursos financeiros, colocaremos o Brasil ao lado da França como produtor de excelentes queijos artesanais.  Minas Gerais, por exemplo, em vez de ter seu gostoso queijo tradicional proibido de ser comercializado para outros Estados, exportará para o mundo todo.

Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro – crmendes@via-rs.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita ao Blog da Etiel.
Sua mensagem é muito importante para nós.