sábado, 30 de julho de 2011

Inovação na produção de queijos.

Faz parte da natureza humana a busca de uma alternativa que melhore as condições de trabalho, algo essencial para se ter uma vida também melhor.

No caso de uma atividade com finalidade econômica, a inovação é essencial, pois permite melhores condições de competitividade, algo básico para se conquistar clientes.

O fundamental para se inovar é analisar o processo produtivo, identificando aspectos que possam ser melhorados. Assim sendo, no caso de se querer produzir queijo de boa qualidade é importante que se possa variar a pressão de acordo com as características do queijo que está sendo prensado.

No processo industrial, feito nos laticínios, as prensas de queijo são reguláveis, assegurando esse recurso.  Na produção artesanal as antigas prensas de rosca até que permitiam essa opção, mas possuíam o inconveniente de necessitarem de contínua atenção para se manter a pressão e não se ter um sistema prático de medida da pressão que estava sendo exercida.  Estas prensas eram rudimentares, enferrujavam e não eram aceitas pela fiscalização. 

Multiprensa Etiel MIP-4

Ainda na produção artesanal se evoluiu para as prensas de coluna, fabricadas em aço inoxidável e com peso fixo construído de um invólucro de aço inoxidável, com enchimento de sucata de metal.  O grande problema é que estas prensas serviam para determinados modelos de formas e o peso era fixo durante todo o processo de prensagem.  O custo do frete, por peso e volume, encarecia e dificultava muito o transporte destas prensas.

Com base nestas considerações se adota hoje as prensas de aço inoxidável, que permitem a utilzação de diversos tipos de formas. Elas tem o recurso de medir e regular a pressão, pois em vez de peso fixo usam embalagem PET com enchimento de água.  Como são prensas desmontáveis e não se necessita transportar peso, o transporte fica muito econômico e facilitado.

Esse é um bom exemplo de inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita ao Blog da Etiel.
Sua mensagem é muito importante para nós.