domingo, 31 de julho de 2011

Começar a fazer queijo? Cuidado!!!

Meu pai, um bom empreendedor, sempre nos contava que um tio dele havia pensado em cultivar laranjas e que a primeira coisa que fez foi comprar um caminhão para transportar a futura produção.

Lembro sempre disso quando alguém contata conosco pedindo o orçamento para um Processador/Pasteurizador de 100 litros e quando perguntamos quantos litros ele produz por dia, nos informa que está comprando as vacas.

Na nossa escala de empreendedores pequenos devemos crescer a partir de um nível razoável de investimento que assegure o retorno do capital aplicado, garantindo a auto-sustentação do empreendimento.

Não importa se temos dinheiro sobrando para investir. O interessante em um pequeno negócio é fazê-lo crescer ao natural, pois só assim ele será saudável.

Caso já produza leite, destine uma parte da produção para iniciar a fabricação de queijos e outros derivados.  Quando dominar a tecnologia, e isso é simples, teste alternativas de comercialização e defina uma linha inicial de produtos.  Mas não fique esclerosado nesta produção, faça inovações e demonstre seu dinamismo como empreendedor.

Não compre primeiro o caminhão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita ao Blog da Etiel.
Sua mensagem é muito importante para nós.