segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lira Etiel vertical/horizontal para corte da massa de Queijo

O corte da massa de queijo tem a finalidade de auxiliar a liberação do soro após a coagulação do leite.O uso de uma liral facilita essa operação, pois permite que o tamanho dos pedaços de massa sejam uniformes, o que proporcionará uma melhor expulsão do soro, garantindo uniformidade de umidade, o que facilita a prensagem.O resultado final será um queijo com casca e textura uniformes. 



Utilização da Lira Etiel




1 – Posicione o cabo da lira para corte vertical

2 – Com a massa do queijo na consistência desejada, passe a lira em camadas.

3 – Ainda com o cabo da lira na mesma posição, repita a operação, passando no sentido transversal ao primeiro corte ( a massa vista de cima deve aparentar quadradinhos).

4 – Aguarde 5 minutos, para que inicie a expulsão do soro da massa do queijo.




5 – Posicione o cabo da lira para o corte horizontal.


6 – Repita a operação, passando a lira em camadas.


7- Aguarde 10 minutos para que a massa expulse mais soro e adquira certa consistência e que não se esfacele quando do início da agitação.









Observações:

Se desejar obter grânulos menores, após a operação descrita no item 7, passe novamente a lira (cabo na posição de corte horizontal), de forma aleatória por toda a massa até que obtenha pedaços menores e uniformes.

Alertamos que em grânulos menores a expulsão do soro é mais rápida. A massa perdendo mais soro poderá se tornar muito seca e dificultar a prensagem do queijo. 
Nesse caso os tempos de cada fase da receita devem estar ajustados para que no momento da prensagem a massa tenha teor satisfatório de soro e os queijos resultantes tenham superfície lisa.

Dúvidas ou Dificuldades:

Contate com a Farmacêutica Industrial Cristina Haberl,
E-mail: etieltec@etiel.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita ao Blog da Etiel.
Sua mensagem é muito importante para nós.