segunda-feira, 4 de junho de 2012

Multiprensa Etiel



A produção de queijos no Brasil se divide em produtos industrializados em laticínios e queijos artesanais. A Etiel lidera o fornecimento de equipamentos para produção de queijos em pequenas propriedades rurais e produções domiciliares.


A política da empresa é fazer parceria com o produtor, racionalizando seus investimentos, orientando a comercialização, e transferindo tecnologia de produção de queijos de boa qualidade.

A empresa mantém contatos de parceria com instituições de ensino e treinamento, divulgando os programas por elas oferecidos e, até mesmo, doando novos equipamentos desenvolvidos, para familiarizar os treinandos com eles.

A Internet é o principal recurso de comunicação com o segmento atendido pela empresa, sendo de se destacar o extraordinário volume de contados feitos através deste site. Em Fevereiro/2012, com divulgação pelo AdWords,da Google e anúncios no Facebook, a Loja Virtual recebeu,a média diária de 241 visitas que acessaram em média 1.500 páginas por dia.

Destaque-se que no processo de produção de queijos, uma etapa importante é a prensagem. Historicamente essa etapa sempre apresentou dificuldades para a produção artesanal, não só pela rusticidade dos processos utilizados, como pela falta de higiene, sendo esse um dos aspectos mais condenados pela fiscalização do setor.

Prensagem com alavancas de ferro ou madeira, acionadas por pedras e tijolos, ou prensas de ferro fundido ou usinado, que enferrujam, mesmo quando com pintura epóxi, e formas com prensadores de madeira são utilizados.
Evidentemente esses equipamentos não são aceitos pelos controles sanitários.

A Etiel durante muitos anos produziu e comercializou queijos artesanais, e ao longo do tempo, inconformada com as prensas existentes no mercado, foi desenvolvendo novos modelos, num processo contínuo de superação das deficiências de prensagem.

A prensa MIP-4 faz parte da nova geração, totalmente confeccionada em aço inoxidável AISI 304, cortado a laser e usinado em torno CNC, utilizando o sistema de peso regulável com garrafas PET. Sua concepção permite a utilização dos incontáveis modelos de formas comercializados no Brasil para queijos redondos, retangulares, hexagonais, e esféricos, de até 4 kg de peso. As prensas antigas eram específicas para cada tamanho e formato de queijos.

Cada queijo, seja Gouda, Cheddar, Tilsiter, Parmesão, Coalho, Frescal, Minas frescal, Reino, Estepe, Cobocó paulista, Holandês,etc., utiliza um tipo de forma e exige uma pressão variável de acordo com a etapa de produção, como é feito nos laticínios que utilizam prensas com esse recurso que estava vedado para a produção artesanal até ser desenvolvido, a nível mundial, pela Etiel, o criativo recurso das embalagens PET.

Essa nova concepção de prensagem, múltipla e regulável, abre um campo enorme de exportação, e que está sendo desenvolvido com apoio do Banco do Brasil e Correios. O fato de ser totalmente desmontável e não ter a limitação decorrente da remessa de peso  facilita seu envio para todo território nacional e viabiliza a exportação, principalmente para os Estados Unidos onde a produção de queijos domiciliares é muito significativa.







 Multiprensa Etiel MIP-4 é constituída das seguintes peças elaboradas em aço inoxidável AISI 304:

  • 01 Base da prensa com posições numeradas:
Função: permite a fixação das hastes de sustentação, com possibilidade de ajuste para diversos tipos de formas, redondas, esféricas e retangulares, conforme tabela.

  • 01 Plataforma posicionadora com graduações:
Função: permite que as hastes de sustentação fiquem alinhadas, e nela se encaixe as 04 garrafas PET com capacidade cada uma para até 2 litros de água (equivalente a 2 kg), ou uso de outros materiais, com maior peso específico.



  • 04 hastes de sustentação compostas de 2 partes:

  • 04 Arruelas redondas


  • 08 Arruelas  quadradas



  • 04 Arruelas de pressão



  • 04 Porcas borboletas para aperto



Montagem

  1. Unir os dois segmentos de cada uma das 4 hastes de sustentação.
  2. Inserir a extremidade com rosca da haste na base da prensa, dispondo as arruelas e a borboleta na ordem indicada no desenho.
  3. Fixar as outras hastes.

Uso da prensa:
  1. Defina o modelo de forma que será utilizada;
  2. Ajuste as quatro hastes à forma escolhida, na posição correspondente, conforme a Tabela de Utilização da Prensa MIP-4, apertando as Borboletas;
  3. Empilhe as formas entre as hastes de sustentação;
  4. Encaixe a plataforma posicionadora nas hastes já posicionadas;
  5. Encaixe as garrafas PET, com o peso recomendado e aperte as tampas.

Sugestão do uso de pesos

Garrafas PET, capacidade da garrafa 2,0 litros:


Uso da Prensa MIP-4 Etiel para menor quantidade de formas



  1. Intercale uma arruela quadrada  em cada uma das 4 hastes  da prensa.
  2.  Siga as instruções de montagem da prensa conforme orientações que a acompanham.
  3. Empilhe as formas na prensa de maneira que a forma da base da pilha fique travada nas quatro  arruelas.
  4. Coloque a plataforma e garrafas conforme instruções.

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Qual o valor da prensa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Prezada Isabel,
    A multiprensa Etiel para queijos está descrita e disponível em nossa loja, em www.etiel.com.br no link http://etiel.com.br/index.php?route=product/product&path=40&product_id=63
    Orientações de montagem eestão em http://www.etiel.net/#!manuais-e-folders/ciqv
    Ficamos à disposição para qualquer informação que precisar pelo e-mail etiel@etiel.com.br.
    Atenciosamente,
    Cristina

    ResponderExcluir

Agradecemos a visita ao Blog da Etiel.
Sua mensagem é muito importante para nós.