segunda-feira, 4 de junho de 2012

Uma estratégia de Mercado

Uma boa estratégia de comercialização é vender seu queijo artesanal para hotéis, restaurantes e lanchonetes, onde seu produto será utilizado para consumo dos clientes no próprio estabelecimento comprador.

Esses grandes consumidores aproveitarão a comodidade de ter um fabricante de queijo que poderá desenvolver um produto de acordo com as necessidades da cozinha e a preferência dos clientes.


Um pequeno produtor tem facilidade e agilidade para adequar tamanho, peso, e alguns detalhes na receita, podendo, até mesmo, desenvolver um produto novo e exclusivo, tornando o atendimento personalizado. Leia mais

Mantenha um diálogo freqüente com o comprador, o cozinheiro, o garçom, para saber qual a aceitação do seu produto e o que pode fazer para melhorar. O “feed back” é muito importante.

Tenha em mente que se o seu queijo é um sucesso, mais clientes o consumirão e assim o estabelecimento comprará mais. Porém fique atento. Não tenha somente um grande cliente, pois apostar tudo em um só, pode trazer riscos.

Segue abaixo a receita do queijo Gramado Frescal, que foi desenvolvido pela Etiel, para um grande cliente, que não queria um queijo frescal que dessorasse, mas desejava que pudesse ser cortado em fatias ou em cubos de tamanho regular.

A receita foi adaptada, sendo o queijo levemente prensado em formas retangulares de 2 kg.


Ficha Técnica do Queijo Gramado Frescal


 



Tipo de leite Desnatado/semi desnatado
 
Pasteurização 63ºC a 65ºC por 30 min. Resfriar até atingir 38ºC
Coalho Dilua o coalho na proporção de 1ml/litro, em água fria, e adicione lentamente ao leite que deverá estar na temperatura de 35/36ºC.Deixe o tempo suficiente para que se obtenha um coágulo consistente, aproximadamente 45 minutos.Caso a massa ainda não esteja no ponto, espere mais 5 – 10 minutos.
 
Corte Corte a massa de queijo com a lira em sentido vertical e logo em seguida corte no sentido horizontal e deixe descansar por 10 minutos.
 
Dessoragem: Agite a massa lenta e suavemente durante 30 min. Ao término deste tempo a temperatura deverá estar em torno de 33 - 34ºC. Quando a massa estiver no ponto de ser colocada na forma, retire o soro, até que comece a aparecer a massa de queijo.
Enformagem: Forre formas com dessorador. Preencha as formas com a massa que deverá estar bastante molhada. Deixe drenar e coloque mais massa até completar a forma.
Prensagem: Coloque na prensa com peso. Deixe 1 hora. Vire o queijo. Deixe prensando outra 1 hora.Retire da prensa e leve à salmoura solução 20%.
 
Salga: Deixe durante 1/2 hora. Devolva os queijos para a forma e guarde na geladeira até o dia seguinte.
Validade O queijo é de uso imediato e tem seu prazo de validade curto, cerca de 21 dias em temperatura de 4 graus C.


Receita desenvolvida por Cristina Haberl
E-mail etieltec@etiel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita ao Blog da Etiel.
Sua mensagem é muito importante para nós.